
O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Police Neto, assinou nesta quinta-feira a promulgação da Lei Municipal 15.417, originária de um projeto do vereador Ushitaro Kamia, que institui na cidade de São Paulo o festival Anime Friends, evento de fãs de quadrinhos e animações japonesas. A nova lei foi comemorada com uma apresentação de cosplay — caracterização de personagens —, ilusionismo e dois caricaturistas que retrataram os presentes no estilo mangá.
O festival, que terá em 2012 sua décima edição, já se espalhou por outras capitais do país, Argentina e Chile. Com a lei, ele terá apoio do poder municipal e realizará, além da convenção tradicional, atividades espalhadas pela cidade. Segundo Kamia, mais de 100 mil pessoas participaram do evento em 2011.
Para o produtor do Anime Friends, Takashi Tikasawa, a criação de uma lei que torna o festival parte do calendário do município, a ser realizado no terceiro fim de semana de julho, fará com que a divulgação seja maior. Para o ano que vem, Tikasawa acredita que o encontro terá pelo menos 150 mil visitantes.
Kamia destacou ainda que o Anime Friends é um evento que reúne principalmente jovens em um ambiente que ele considera “extremamente saudável”. “O festival preserva a família e protege o jovem. Nos locais em que acontecem os encontros é proibido fumar e beber”, explicou.
Para Police Neto, a realização de atividades como esta "faz parte do reconhecimento de que São Paulo é uma cidade de muitos povos". "É importante fortalecer através de leis o que já tem sido feito", disse o vereador. (08/09/2011 - 11h45)
FONTE: http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5662:lei-que-institui-festival-de-cultura-pop-japonesa-e-promulgada&catid=41:projetos-sancionados&Itemid=98
E aí, o que acham da questão??
ResponderExcluirFaçam suas apostas que ano que vem o AF promete!!
Achei muito legal, é importante pra toda comunidade Otaku o reconhecimento do Anime Friends como evento oficial da cidade de São Paulo.
ResponderExcluirAcho que não só o AF, mas todo e qualquer evento que promove a cultura de animes/mangás, assim como a cultura japonesa em geral, deveriam ser oficializados como eventos do ESTADO de São Paulo.
O governo deve mesmo dar apoio a todo tipo de cultura, mesmo que a origem venha de fora.
Espero que os caras do AF tomem um pouco de vergonha na cara, e parem de cobrar absurdos no evento, que a cada ano cresce o valor da entrada.